Olá, estamos aqui mais uma vez, agora irei explicar um pouco mais como é o funcionamento do jogo de Hockey.
Tempo, Equipes, Pista, Prorrogações e Pênaltis.
Cada equipe vai para uma partida contando com 20 jogadores, sendo eles 12 de linha ofensiva, 6 de linha defensiva e 2 goleiros. As equipes vão para o gelo com 5 jogadores de linha e um goleiro. Sendo permitida a substituições dos jogadores de linha a qualquer momento. As partidas tem duração de 60 minutos, divididos em 3 tempos de 20 minutos.
A pontuação é o gol e ganha quem fizer mais gols. Caso a partida termine empatada, na temporada regular, disputa-se um tempo extra (overtime) de 5 minutos, cada equipe jogando com 4 jogadores em linha. Quando uma equipe fizer o gol, acaba a partida com esta sendo declarada a vencedora. Se permanecer empatado, irá ser disputado o shootout (uma espécie de pênaltis onde o jogador pega o puck (disco) e vai em direção ao gol e efetua o disparo, neste movimento pode-se locomover em qualquer direção, exceto para trás), cada equipe terá direito a 3 shootouts, quem fizer mais gols ganha, se continuar empatado, continua a disputa com shootouts alternado até que haja um vencedor.
Nos playoffs, após o jogo terminar empatado depois dos 60 minutos, joga-se um tempo extra de 20 minutos, sem a remoção de jogadores até que haja um gol. Nos playoffs não se decide partida em shootout.
Para a definição das equipes que disputarão os playoffs, usa-se uma tabela de pontuação, onde uma vitória, seja em tempo normal, overtime ou shootout vale 2 pontos. A derrota no tempo normal não dá direito a nenhuma pontuação, mas no overtime ou shootout dá direito a 1 ponto de bonificação. Se no overtime, uma equipe sofrer o gol estando com 5 jogadores na linha, após remover o goleiro para obter vantagem numérica em relação ao adversário, ela perde o direito do ponto de bonificação.

Explicação de como se joga.
O jogo começa com um faceoff disputado no centro da pista. O juiz larga o puck entre dois jogadores adversários que tentam tomar posse do mesmo com o stick (taco) e iniciar sua jogada de ataque. Após toda paralização (goleiro segurar o puck, puck sair fora da rinque, toda falta ou gol) o jogo será reiniciado com um faceoff no local que o juiz determinar.
Equipe só pode entrar na zona de ataque se o puck cruzar primeiro a linha, se o jogador do time que estiver atacando cruzar primeiro a linha azul, será marcado um offside (impedimento). Se a equipe que estiver atacando, em uma troca de passes deixar o puck sair da zona de ataque, todos os jogadores do time são obrigados a saírem da zona de ataque e reiniciarem o processo de entrada. Isso não significa que os gols devem ser marcados apenas da zona de ataque.
Se uma equipe estiver sofrendo pressão do adversário e tentar afastar o puck, e este cruzar 3 linhas(central, de zona e de gol) sem tocar em nenhum outro jogador de qualquer time, irá ser marcado um icing (penalização por afastar o puck) que nada mais é que um faceoff na zona de defesa da equipe que cometeu o icing.
Penalidades
Existem atos que se cometido durante a partida, fazem com que a equipe que os cometeu, permaneça por um tempo sem um jogador no gelo. O jogador infrator irá ser colocado em uma área fora do gelo, onde irá esperar o tempo da penalização passar, após esse período, poderá retornar ao gelo, isso se chama Power Play, vamos a eles:
Minor-Penalty: É o tipo de penalidade mais comum num jogo de hockey onde o infrator deverá ficar de fora do jogo por 2 minutos. O jogador infrator só poderá voltar ao jogo após o término do tempo da penalidade ou se o time beneficiado pela penalidade marcar um gol durante este período. No caso de 2 jogadores (um de cada time) cometerem uma infração no mesmo instante, cada equipe ficará com 4 jogadores no gelo (mais o goleiro) e só poderão retornar após o término do tempo de penalidade, independente de quantos gols saiam durante este período.
Double-Minor: Para certas infrações, dependendo da violência da jogada, pode ser marcado um Double-Minor, que são dois Minor Penaltys consecutivos. Desta forma, o jogador penalizado ficará fora do jogo por 4 minutos. Se o time com vantagem numérica marcar um gol nos primeiros 2 minutos da penalidade, ela expira, porém o jogador infrator ainda deverá cumprir mais 2 minutos completos da infração, mesmo que sua equipe tome mais um gol. Se o time que estiver com o jogador cumprindo a Double-Minor conseguir “matar” a primeira penalidade e sofrer um gol somente na segunda, o jogador penalizado também estará apto a voltar para o jogo. Outra caracterização de um Double-Minor ocorre quando o jogador que sofreu a penalidade sangrar em qualquer parte do corpo.
Major-Penalty: Um Major-Penalty é caracterizado por ser uma falta dura, violenta, ou também uma briga entre dois jogadores. O jogador penalizado com um Major deverá cumprir 5 minutos de penalidade, só podendo retornar quando esse tempo expirar, independente de quantos gols seu time sofrer no tempo em que estiver de fora. Se um Major-Penalty for marcado para um jogador de cada equipe (como numa briga), ambos sairão do jogo, porém os times poderão colocar outros atletas em seus respectivos lugares. Desta forma, os times ficarão com o número normal de jogadores no gelo e os jogadores penalizados só poderão voltar ao jogo, na primeira parada após o término de seu tempo de penalidade.
Misconduct Penalty: O jogador que receber um Misconduct Penalty deverá ficar fora do jogo por 10 minutos, podendo ser substituído por outro jogador no gelo e podendo voltar depois da primeira parada, após o término de sua infração. Muitas vezes, um Minor Penalty acompanha essa punição. Dessa forma, outro jogador de sua equipe deverá cumprir a infração.
Penalty-shot: Um penalty-shot é um caso especial de penalidade e ocorre quando uma oportunidade clara de gol é evitada por algum tipo de infração. Geralmente o penalty-shot é marcado durante um contra-ataque ou se um jogador, exceto o goleiro, cobrir o puck com a mão na área destinada ao goleiro. O jogador que sofrer esse tipo de penalidade ficará sozinho apenas com o goleiro adversário no gelo, e poderá pegar o puck, que será posicionado no meio da pista. O jogador deverá levar o disco em direção ao gol, podendo finalizar da maneira que preferir. Durante o Penalty-Shoté proibido parar completamente ou fazer um movimento para trás, após a autorização do arbitro. Os goleiros estão livres para fazer qualquer tipo de movimento
Tipos de infrações
Boarding- Empurrar o adversário violentamente na borda, quando ele estiver de frente pra ela. A pena fica a critério do juiz, de acordo com a violência do lance.
Charging- Tomar mais que três impulsos ou pular ao acertar um adversário.
Checking from behind- Quando um jogador atinge o adversário por trás, de surpresa, deixando-o assim sem condições de se proteger ou se defender.
![]() |
Fighting |
Clipping- Dar um Check abaixo do joelho do adversário. Se resultar em lesão, será marcado um major penalty e um game misconduct.
Elbowing- Acertar uma cotovelada no adversário.
Fighting- Envolver-se numa briga contra um jogador adversário, geralmente com troca de socos sem as luvas. Este é um exemplo de Major penalty.
Head-butting- Atingir o adversário com a cabeça.
Illegal check to the head - Atingir adversário na cabeça, quando estiver desprevenido e sem chance de defesa. Atualmente, esta penalidade vem gerando punições mais severas, caso o infrator atinja a cabeça do jogador.
Kicking - Chutar um adversário com o patins ou com a lâmina do patins.
Kneeing - Dar uma joelhada no adversário.
Roughing - Troca de empurrões ou socos, após o jogo estar parado, muito comum em frente aos gols.
Holding - Segurar corpo, roupa ou equipamento do adversário, com as mãos ou com o stick.
![]() |
Hooking |
Hooking - Usar o stick como se fosse um gancho para atrapalhar a progressão do adversário durante uma jogada.
Interference - Impedir a movimentação de um adversário fora da disputa do puck.
Tripping - Usar o stick com a intensão de fazer o adversário tropeçar, derrubando ou impedindo o jogador de dar continuidade a uma jogada.
Cross-checking – Atingir o adversário com o stick, segurando-o com as duas mãos, sem nenhuma parte do taco estar tocando o gelo.
High-sticking - Acertar o adversário com o stick acima do nível dos ombros. O jogador infrator é penalizado com um minor. Se houver sangue é marcado um Double-minor.
Delay of game – Maneiras de retardar ou impedir o curso normal do jogo, como por exemplo mandar o puck por cima do vidro na zona defensiva, fechar o puck com a mão, ou até muitos offsides seguidos.
Diving/Embellishment- Se jogar no gelo, com o objetivo de "cavar" uma penalidade.
Equipment - Todos os equipamentos de proteção, exceto luvas, capacetes e protetores de perna dos goleiros devem ser usados por baixo do uniforme. Se um jogador violar essa regra será marcado um minor-penalty e o jogador só poderá voltar ao jogo depois das devidas correções.
Interference on the Goalkeeper - Impedir fisicamente o goleiro de se movimentar, ou atingí-lo propositalmente. Atrapalhar ou tampar sua visão é permitido.
Leaving the bench - Quando o jogador deixa o banco de penalidades, antes do tempo determinado, sendo com o jogo parado ou em andamento.
![]() |
Too many mem on the ice. |
Too many Men on the ice - Ter mais de 6 jogadores (incluindo o goleiro) sobre o gelo, participando do jogo ao mesmo tempo. Os jogadores que entram no gelo para substituir os que estão saindo (troca de linhas), podem entrar no gelo uma vez que a distância do jogador que está saindo do gelo para o banco de sua equipe for inferior a 5 metros. Nesse momento, o jogador que está retornando é considerado fora do jogo, mesmo que a jogada esteja sendo disputada perto dele, ao menos que ele faça algum movimento em direção ao puck.
Unsportsmanlike Conduct – Discutir com o árbitro, insultar um adversário ou colega de equipe, fazer gestos obscenos, desrespeitar ou ofender os oficiais do jogo, entre outros tipos de conduta anti-desportiva.
Por hoje é isso galera, logo logo tem mais. Abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário